Na Maçonaria Brasileira, desde 1913 já existia uma preocupação com esse assunto, tanto é que o GOB lançou um boletim neste mesmo ano com o título “Educar os Obreiros é a base da realização maçônica” escrito por Dario Velloso. O texto começa assim “Luta pela Verdade e pela Justiça – A Maçonaria é animada do espírito de Sacríficio, – Ser Maçom é trabalhar pelo Bem, pela PAZ. – A PAZ só será possível pela Verdade e pela Justiça.”. Depois de ler o trecho apresentado, percebemos que o texto era também de cunho moral, porém não deixando de exaltar o estudo cientifico, sugerindo assim, que as Lojas com edifício próprio abrissem escolas noturnas, escolas dominicais para os obreiros, cunhadas e sociedade.
Hoje nós vivemos de um passado de pseudas glórias, quando na verdade a glória estava em boletins como os de acima descrito, ou seja, o reconhecimento da VERDADE. Palavrinha muito bem exemplificada nos lemas da Maçonaria Norte Americana, ligada diretamente a pesquisa. Então meus irmãos, faço um apelo a todos vocês, em prol de uma maçonaria com informações mais solidas e precisas. Verifique toda a informação que receber, veja se as fontes são fidedignas e se não existe alguma meia verdade incrustada. Fazendo isso juntos, construiremos um futuro bem mais proveitoso para todos.
Bibliografia
- Boletim do GOB de maio de 1913, páginas 283, 284, 285 e 286. Texto de Dario Velloso. Consultado do acervo do Museu Maçônico Paranaense. – https://www.museumaconicoparanaense.com/new/index.php?aba=3