Categorias
História da Maçonaria no Brasil

Um passeio pela União e Força de Juiz de Fora

Minha viagem rumo a Juiz de Fora já começou esplêndida, afinal a estrada que leva até lá, passa pelas maravilhosas Serras de Petrópolis e Teresópolis, depois as paisagens se transformaram em montes verdejantes, Rios de águas Ruidosas e tudo isso no meio da tarde, onde o sol bate no Capim e o deixa dourado. Logo logo cheguei a charmosa cidade de Juiz de fora, que combina um misto de natureza e metrópole, cheias de praças arborizadas e prédios elegantes.

Foto tirada por mim já próximo a Juiz de Fora.

Como sabem, sou um aficionado por Maçonaria e não me continha de tanta ansiedade para mais uma vez experimentar a universalidade da Augusta Fraternidade.

Trajeto percorrido por mim para chegar a Loja em Juiz de Fora.

Aquele dia (19/04/2018) era especial aos Obreiros da ABRLM União e Força Nº160 – GOMG/COMAB, afinal esta valente oficina completava 29 anos de idade. Assim que cheguei às dependências da Loja fui incrivelmente bem recebido.O Venerável Mestre Neilton já sabia de minha visita e logo me felicitou, me deixando super a vontade com os Irmãos. Todos estavam agitados e trabalhando para os últimos “arremates” antes do começo da Sessão.

Foto tirada por mim dos Obreiros da ABRML União em Força na sessão comemorativa de seus 29 anos de existência.

A voz simpática do Mestre de Cerimônias anunciava o cortejo de entrada indicando que a sessão estava começando. Minha primeira experiência com o Rito Brasileiro foi fantástica, porém o ponto alto da reunião foi a pequena palestra acerca da história da loja, proferida pelo Irmão apelidado carinhosamente de Cebola, recheada de personagens marcantes e dificuldades vencidas, ficando claro que o nome “União e Força” coube direitinho aos irmãos desta querida loja

Logo da Loja União e Força.

Naquela noite eu pude mais uma vez experimentar a universalidade da Maçonaria, pois chegar em lugar desconhecido e logo ser reconhecido e abraçado como se já fosse de casa só acontece em nossas fileiras. Após a reunião houve ainda um delicioso ágape regado a muita prosa. Naquele lugar realmente existe muita União, muita Força e acima de tudo, muito amor. Ao final o mano Pedrinho me deu uma carona para o hotel em que eu estava hospedado, ficando assim aquele especial gostinho de “quero mais”.

Cloves Gregorio

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 37 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador, Professor e editor de livros, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *