Categorias
Blog

Reflexão Sobre o Verdadeiro Lema da Maçonaria

Meus Irmãos, após um maravilhoso seminário de nossa Augusta Ordem, refleti sobre o verdadeiro Lema da Maçonaria, que foi me apresentado por um estudo de nosso Estimado Irmão Kennyo Ismail (Deixarei o link da pesquisa no final do texto para que os Irmãos tirem suas conclusões). Esses lemas são: brotherly love, relief e truth, que significam Amor Fraterno, Socorro e Verdade. E porque esse questionamento agora?

Tenho sentido que estamos ficando órfãos desses lemas, já que a falta de respeito entre irmãos é muito comum, minando assim  o Amor Fraterno. Será que nós estamos fazendo nossa parte? Será que estamos sendo TOLERANTES e compreensíveis com os Irmãos? O mais importante, será que ao Julgarmos alguém, estamos tendo Carinho com ele?

Em relação ao Socorro, em nossas Beneficências estamos fazendo o correto? Ou simplesmente damos aqueles trocados para alguém que precisa de um alento imediato (O que também é importante), Mas estamos deixando um legado para tratar alguma chaga da sociedade? Ou simplesmente damos um analgésico e depois largamos o necessitado a sua própria sorte? O que seria o tal do Legado? Eu respondo que talvez seja fazer uma escola, um Hospital, um Orfanato, um Asilo ou até um curso pré-vestibular. Todas essas opções dariam uma oportunidade a quem talvez nunca fosse ter uma.

E Verdade, será que estamos Buscando? Montamos instituições de instrução sobre nossa História e nosso Simbolismo? Procuramos investigar a verdade incansavelmente antes de publicar algo sobre determinado assunto? Frequentamos alguma Loja de Pesquisa ou marcamos presença em algum seminário a fim de reciclar nossas ideia e fazer novos progressos?

Com certeza eu já respondi NÂO em algum desses questionamentos, mas como vocês meus amados Irmãos e Leitores, vou refletir com carinho sobre o tema.

Link para a pesquisa sobre O Legítimo Lema da Maçonaria.

https://www.noesquadro.com.br/2012/02/o-legitimo-lema-da-maconaria-2.html

https://www.noesquadro.com.br/2013/05/porque-a-maconaria-brasileira-esta-perdida-tirando-os-olhos-do-passado-e-do-proprio-umbigo.html

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 37 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador, Professor e editor de livros, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *