A Maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento moral e filosófico, cujo sistema de ensino se baseia em símbolos e alegorias referentes ao ofício da cantaria.
A ordem dos franco-maçons como conhecemos hoje, descende ou é inspirada nas oficinas de pedreiros da baixa idade média, e surge no século XVIII na Inglaterra em meio a clubes de jantares e um movimento cultural associativo.
Ao contrário do que se acredita, não existe uma organização mundial. Cada país em que a Maçonaria está presente, tem um ou mais corpos denominados de obediência, e estas possuem células chamadas Lojas.
Loja é um aportuguesamento da palavra Lodge no inglês, ou Loge no francês, que significa alojamento, em referência ao alojamento de pedreiros. Neste recinto os pedreiros descansavam, comiam, etc.
As cerimônias são realizadas nas Lojas Maçônicas através de ritual, que nada mais é do que uma ordem estabelecida e falas de alguns oficiais. O termo “ritual” pode parecer estranho e pouco usual, mas é utilizado cotidianamente em muitos instituições, como a própria igreja católica, afinal, existe o rito Romano e o Rito Oriental. Vemos ritualistica também em batizados, festas de debutantes e afins.
A Maçonaria, além de ambiente associativo, influenciada por escolas como o Iluminismo, tem o objetivo de promover a igualdade entre os seres, a exaltação da razão e a caridade para com os menos favorecidos. Esses valores são transmitidos a seus associados através de fórmulas próprias de seu sistema de ensino, como falado anteriormente, utilizando-se de ferramentas e materiais da profissão de pedreiro como alegorias para ensinamentos morais. Exemplo: O maçom deve pautar suas atitudes como um esquadro, de forma reta.
No Brasil, a Maçonaria teve sua parcela de participação, enquanto grupo social, em movimentos como a Independência do Brasil. Em favor da Liberdade religiosa, promoveu a defesa de organismos evangélicos no final do século XIX. Na seara da educação, no início do Século XX, as Lojas Maçônicas que tinham prédios próprios, eram encorajadas pelas obediências a fundarem escolas de ensino elementar para pessoas carentes e escolas dominicais para alfabetização de mulheres.
Enquanto alguns imaginam cerimônias regadas a sangue e virgens, nós estamos mais para reunião de condomínio fantasiados de cosplay de pedreiros iluminista
Cloves Gregorio
Mestre Maçom, Venerável Mestre de Honra e Orador da ARLS União Barão do Pilar N°21, Grau 30 no Rito Escocês Antigo e Aceito.