Categorias
Blog

Maçonaria: Uma Palavra de Esperança

Nesses momentos difíceis, palavras de conforto são muito bem vindas. Por isso, hoje trago uma mensagem de esperança para todos os Maçons. O texto a seguir, foi escrito pelo Grande Capelão da Grande Loja da Escócia e destinado a maçons daquele país, mas a mensagem é universal e muito pertinente também para qualquer Maçom espalhado pela Terra. Assim como eu, espero que gostem e consigam um pouco de conforto.


Uma mensagem do Grande Capelão
2 de abril de 2020

Irmãos,

Escrevo para você enquanto embarcamos em uma jornada difícil para nossa nação e o mundo ao enfrentar o coronavírus. Esse vírus está devastando nosso mundo e nação, e uma batalha está em andamento para combater essa pandemia. A batalha é séria e há muita desgraça e tristeza sendo relatada. Parece quase estranho que sejamos separados daqueles que amamos, de familiares e amigos, e de nossos irmãos a quem amamos muito. As prateleiras dos supermercados estão vazias e o distanciamento social é vital. Tudo parece muito triste e terrível, com um futuro sombrio pela frente.

No entanto, é importante perceber que coisas boas estão acontecendo. As comunidades estão se ajudando e os vizinhos demonstram preocupação com seus próximos. Um espírito de encorajamento está aparecendo e uma vontade de vencer a luta contra esse vírus toma conta de cada um. Nas janelas das casas, aparecem arco-íris e a palavra “esperança” como um sinal de encorajamento para os outros.

Quero pedir que você entre nesse espírito de esperança. A Maçonaria nos lembra que nossa Esperança está no Grande Arquiteto do Universo e o lema da Grande Loja da Escócia é “No Senhor é Toda a Nossa Confiança”. Peço que se apegue a esse lema. Em nossos rituais, aprendemos muito sobre como os profetas e o grande rei Salomão confiaram em Deus e foram libertados. Peço que você faça o mesmo.

Cantamos os grandes hinos “Coragem, irmão, não esmoreça … confie em Deus” e eu convido você a reler as palavras que cantamos e levá-las ao seu coração. Esta é uma oportunidade para recordarmos a base de nossa Arte, fundada nos princípios do amor fraterno, benevolência e verdade, e recordar que, como nossos antepassados ​​encontraram esperança em Deus, nós também devemos fazer o mesmo. O símbolo que devemos colocar em nossas janelas é a letra “G”, lembrando-nos de quem vem nossa ajuda.

Nosso ritual nos lembra que viemos das trevas para a luz. Estes são dias sombrios, mas, devemos recordar que desejamos a luz mais do que qualquer outra coisa, e por isso não devemos esquecer que a bênção da luz virá. A noite mais escura vem antes do amanhecer.

O hino “Conduza-me, Luz Cordial” nos lembra que, quando procuramos a Luz, ela pode ser encontrada, oremos para que os raios de luz em breve penetrem nas trevas dos dias de hoje. Esta é minha Oração, para  que possamos emergir dessa escuridão mais forte.

Exorto você a seguir nossos princípios, confiar no Deus Altíssimo, buscar o bem de todos os homens e assim cuidar uns dos outros. 

Essa é minha oração por você, como espero que seja a sua  para mim, é:

Que a Luz de Deus o cerque, 
Que o amor de o envolva
Que o poder de Deus te proteja
Que a presença de Deus te guarde.

Eu sou,
Atenciosamente

Reverendo Dr. Angus Kerr
Grande Capelão da Grande Loja da Escócia

Texto Publicado originalmente em: Página da Grande Loja da Escócia
Tradução e Adaptação: Cloves Gregorio

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 37 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador, Professor e editor de livros, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *