Categorias
Blog Não categorizado

Maçonaria e Racismo

Aproveitando o dia da Consciência Negra, aproveito para falar um pouquinho do tema e exibir um trecho final da Palestra “A Real Influência da Maçonaria na Abolição da escravidão”, proferida por mim, em maio de 2019 em comemoração aos 131 anos da abolição.

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 37 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador, Professor e editor de livros, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

3 respostas em “Maçonaria e Racismo”

O general Mourao ficou famoso apos ter defendido abertamente o golpe militar em uma palestra na maconaria. Depois, ele foi publicamente elogiado pelo comandante do exercito, o general Villas Boas. Mas esse nao foi o unico absurdo reacionario de sua palestra. Veja abaixo trecho em que ele afirma que e necessario que os brasileiros se livrem da “heranca africana” que e a da “magia” e da “malemolencia”, de achar que “vai dar tudo certo”, e a dos indigenas que, para ele, seria a “indolencia” do indio deitado na rede.

Oi Patrick, bom dia!

A Maçonaria enquanto instituição fez campanhas oficiais contra o escravismo no Brasil. Sobre as falas que tu ressaltou, são falas de pessoas, não dá instituição. Por mais representatividade que o personagem citado tenha, ele não representa a Maçonaria.

tem tantos frutos podres que tá triste né colega? como diz aquele ditado mesmo? cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *