O assunto a ser tratado hoje é extremamente doloroso, e uma perda imensurável para a escola autêntica da maçonaria brasileira, porém eu não poderia me furtar da palavra (letra) em comunicar o falecimento do Irmão Luciano Rodrigues e Rodrigues em decorrência de complicações do COVID-19.
Em sua vida particular era um amado pai de família, cuidando e zelando de sua esposa e três filhos com tudo que podia. Na vida profissional e acadêmica um excelente analista de sistemas, especialista em gestão de tecnologia, e na maçonaria um expoente que dispensa apresentações, pois quem pesquisa história e liturgia da fraternidade, certamente topou com um de seus artigos em seu Blog O Prumo de Hiram.
Iniciado na Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente do Lote XV Nº22, em 12 de dezembro de 2010, jurisdicionado ao Grande Oriente do Rio de Janeiro, completou a sua caminhada no simbolismo nessa oficina, atingindo o grau de mestre em 18 de outubro de 2011. Porém transferiu-se em junho de 2012 para a Augusta e Respeitável Loja Maçônica União Barão do Pilar Nº21, exercendo o cargo de secretário, que em suas palavras “é um ofício a ser desempenhado por qualquer um que queira presidir uma Loja Maçônica.”. Em 2014 foi eleito 1º Vigilante, se mantendo no cargo até 2015, quando devido a desavenças na administração e debandada por parte dos Irmãos, é eleito Venerável Mestre, sendo reeleito em 2016 permanecendo no cargo até 2018, quando passou a bola de forma harmônica para o Venerável Mestre eleito Cristiano Daflon.
Na Loja União Barão do Pilar, ele não foi apenas um presidente da oficina, ele promoveu uma restruturação, direcionando o foco para o estudo, pesquisa e excelência na prática ritualística. Sob a sua batuta foi inaugurado o I SIMPÓSIO DE CULTURA MAÇÔNICA DA ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 em 2017, deixando um legado cultural para a nossa Loja.
O irmão Luciano participou ainda de diversos corpos, tendo atingido o Grau de Grande Inspetor Geral no Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, além de ser Cavaleiro da Ordem da Cruz Vermelha no Rito de York e Cavaleiro Rosa Cruz pelo Sublime Grande Capítulo Adonhiramita do Brasil.
No Grande Oriente do Rio de Janeiro exerceu diversas funções na alta administração, tendo ocupado o cargo de Grande Secretário de Tecnologia e Informática, depois Grande Secretário de Comunicação e Informática, onde tive o prazer de ser seu adjunto e juntos idealizamos um periódico para obediência chamado GORJ EM FOCO, e até a data de sua morte exerceu o Cargo de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Vice Presidente do Conselho de Veneráveis e Mestres Instalados do Grande Oriente do Rio de Janeiro. Foi agraciado ainda com Moção Honrosa pelos relevantes serviços prestados a Obediência e com a Medalha Cristo Redentor.
O irmão Luciano, além de inspiração, era amigo, um parceiro de trabalho incansável, inclusive na confecção desta página, tendo ainda desenvolvido nossa logomarca. Me incentivou a ministrar palestras e escrever livros. Não há palavra que possa externar a nossa perda, mas com certeza seus escritos completarão o vazio deixado pela sua ausência.
Essa é uma pequena homenagem ao mano Luciano Rodrigues e Rodrigues.
Descanse em paz meu fiel e sincero Irmão.
Uma resposta em “Luciano Rodrigues e Rodrigues – Breve relato de sua vida e obra”
Linda homenagem a esse amado irmão, mano Cloves.
Luciano é uma estrela fulgurante de nossa abobada maçônica, juntando-se a outros maçonólogos luminares como Nicola Aslan.
Deixa saudade e sementes e frutos que florescem e ainda frutificarão por muito tempo.
Fique em paz irmão querido.