Esses dias recebi em um dos Zilhões de grupos de WhatsApp de cunho Maçônico fotos de uma Loja funcionando dentro de uma Caverna com a seguinte informação “Loja Maçônica Nur, em Jerusalém. Reúne-se na Caverna de Zedequias, nas ruínas do Templo de Salomão”. Não preciso dizer que foi compartilhada efusivamente né? A legenda é muito vaga e contém uma informação equivocada. Vamos aos fatos agora!
As fotos divulgadas na capa desta postagem (e nos grupos de WhatsApp) são de origem do Irmão Yusef Bahar, que foram enviadas ao Dr. David Harrison com a descrição do evento, publicados originalmente em seu blog sob o título de “Lodge Meeting in Solomons quarries Jerusalem”.
A Loja Maçônica reunida nas fotos de fato é que Nur Lodge N°73, mas a loja funciona em Tel Aviv sob a égide da Grande Loja do Estado de Israel, que excepcionalmente fez uma reunião na Caverna de Zedequias. A reunião contou com cerca de 160 irmãos, reunindo autoridades, dentre os quais 120 visitantes da Turquia. Segundo HARRISON (2016) reuniões maçônicas acontecem no lugar desde o final do século XIX.
O pequeno texto continua “Na Caverna de Zedequias, nas ruínas do templo de Salomão”, aí é que está realmente o erro. Para começar, não há provas genuínas da existência do Templo de Salomão, muitos acreditam que o edifício erigido a Deus é meramente alegórico, de forma a ensinar conteúdos morais de acordo com as Sagradas Escrituras. A Caverna de Zedequias era na verdade uma pedreira subterrânea, atualmente conhecida como a maior caverna artificial da Jerusalém. Fica na parte Muçulmana da Cidade Sagrada e é um ponto turístico muito popular que recebe visitantes do mundo todo. Acredita-se que por similaridade entre as marcas nas rochas e as pedras do edifício que essa pedreira tenha sido utilizada para a construção do templo de Herodes, seguindo por essa linha, consequentemente utilizada na construção do Primeiro Templo, ou seja, o Templo de Salomão.
Se efetivamente o Templo de Salomão existiu (esse julgamento não cabe a mim), a Caverna não poderia ser ruínas do mesmo, e sim a pedreira de onde foram retiradas as pedras para a construção.
Referências
Caverna de Zedequias em Jerusalém. Disponível em: http://cursosemisrael.com.br/caverna-de-zedequias-em-jerusalem/. Acesso em dezembro de 2018.
SILVA, Dr. Felipe. Subterrâneos de Jerusalém: A Caverna de Zedequias! Disponível em: www.renovaturismo.com.br. Acesso em dezembro de 2018.
HARRISON, Dr. David. Lodge Meeting in Solomons quarries Jerusalem. Disponível em: https://dr-david-harrison.com/freemasonry/lodge-meeting-in-solomons-quarriesjerusalem/. Acesso em dezembro de 2018.
Uma resposta em “Loja Maçônica se Reúne na Caverna de Zedequias”
Justo e perfeito