Foi com enorme pesar que no dia 25 de julho recebemos a notícia do falecimento do Grande Irmão Hiran Luiz Zoccoli. Relatado pela cunhada, a passagem do irmão aconteceu no dia 10 de julho, e foi de forma serena e sem dor, causada por uma Hipotensão Sistêmica.
O Irmão Zoccoli foi iniciado na Loja Dario Veloso, jurisdicionado ao Grande Oriente do Paraná em 14 de abril de 1971, e logo se descobriu apaixonado pelo resgate da história da maçonaria, principalmente ao começar uma pesquisa para o livro A Iniciação Maçônica. Sua vida era dividida entre a família, a fraternidade e a seu emprego como representante comercial no ramo farmacêutico.
Ainda na década de 80, o irmão Hiran idealizou um sonho para um museu, mas nessa época ainda o pensava em fazer através de instituições maçônicas, mas devido a falta de apoio, investiu sua força e recursos na aquisição de acervo pessoal. No começo dos anos 2000 fez grandes aquisições históricas e no ano de 2002 organizou uma exposição sobre a história da maçonaria no Paraná. Em 2008, como forma de democratizar o acesso de seu acervo, disponibilizou a maior parte do seu material em um museu digital.
Sua força e coragem foram fundamentais para a disseminação do conhecimento maçônico, dividindo além de sua pesquisa, cultura e considerações, um vasto material digital, de forma gratuita a todos os maçons do Brasil, através do Museu Maçônico Paranaense.
Esse breve histórico foi a melhor forma que eu encontrei de fazer essa justa homenagem, a um valoroso irmão que muito ajudou nas pesquisas do projeto Maçonaria Tupiniquim.
Meu muito Obrigado,
Cloves Gregorio