Categorias
Blog

Ensaio sobre as leis da natureza

Deus antes mesmo de criar o universo impôs leis da qual até ele teria de seguir para toda eternidade, afinal tudo o que acontece hoje é uma sequência exata do que aconteceu no passado, até mesmo desastres e fatalidades que não passam de consequências do que foi causado, ou seja, nada acontece por acaso.

Tudo, absolutamente tudo esta englobado na sabedoria divina, nada acontece que não seja da vontade de Deus, mas aceitando esta hipótese significa que o livre arbítrio cai por terra? Não, irei citar um exemplo que Antoine de Saint-Exupery expôs em seu mais ilustre livro, acompanhe um trecho da obra da obra em que O pequeno príncipe encontra um rei em um planeta vizinho:

– Majestade… sobre quem é que reinas?

– Sobre tudo

– Sobre tudo isso?

– Sobre tudo isso… – respondeu o rei

Pois ele não era apenas um monarca absoluto era também um monarca universal.

– E as estrelas vos obedecem?

– Sem duvida – disse o rei – obedecem prontamente, eu não tolero indisciplina.

Tanto poder maravilhou o pequeno príncipe (…)

– Eu desejava ver um por do sol… fazei-me esse favor. Ordenai ao sol que seponha…

– Se eu ordenasse a meu general voar de uma flor a outra como uma borboleta, ou escrever uma tragédia, ou transformar-se numa gaivota e o general não executasse a ordem recebida, quem, ele ou eu estaria errado?

– Vós – respondestes com firmeza o pequeno príncipe.

– Exato, é preciso exigir de cada um o que cada um pode dar – replicou o rei – a autoridade se baseia na razão (…)

Penso eu que o autor pode ter feito uma alusão as vontades de Deus. Entendo essa razão do sábio governante como respeito as condições favoráveis, como ele mesmo diz, ou seja, respeito as leis da natureza. E acredito que assim o G:.A:.D:.U:. age.

Tudo tem uma razão de ser e nada acontece sem a permissão de Deus, mas o Criador não exerce ação direta sobre a matéria, ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos, respeitando as leis e fazendo parte da engrenagem universal. Nós maçons devemos ser agentes do Divino em prol do progresso da humanidade, igualdade entre as raças e fraternidade entre os irmãos.

Por Cloves Gregorio

Cloves Gregorio, 37 anos, casado com a senhora Gislene Augusta, Pai do Menino Átila, Historiador, Professor e editor de livros, Venerável Mestre de Honra (Past) da ARLS UNIÃO BARÃO DO PILAR Nº21 Jurisdicionada ao GORJ, filiada a COMAB. Na Obediência já exerceu os cargos de Grande Secretário Adjunto de Cultura e Ritualística e Grande Secretário Adjunto de Comunicação e Informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *