Por Kennyo Ismail
Uma Loja de Pesquisas promove, preserva e difunde o estudo, a pesquisa e a cultura maçônicas. Para promover, ela reúne irmãos interessados na cultura e educação maçônica, planejando e implementando estratégias de incentivo ao estudo, pesquisa e produção de conhecimento maçônico de qualidade. Para preservar, ela adota critérios objetivos de avaliação e um mínimo de rigor sobre as fontes e referências utilizadas, bem como a lógica e coerência das análises e teorias apresentadas, criando um repositório de obras, artigos, ensaios e resenhas aprovados. E para difundir, ela utiliza de meio(s) de comunicação para que os trabalhos aprovados alcancem o máximo de irmãos possível, espargindo mais luz na Maçonaria.
Entretanto, essa hercúlea missão é impossível de ser cumprida por algumas poucas dúzias de irmãos, mesmo os mais cultos e capacitados. Assim, uma loja de pesquisas aceita membros correspondentes que queiram buscar e espargir mais luz na Maçonaria.
Esse é o modus operandi da Loja de Pesquisas “Dom Bosco” #33, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, que aceita como membros correspondentes irmãos regulares do GOB, das Grandes Lojas da CMSB, dos Grandes Orientes da COMAB e das obediências maçônicas estrangeiras com as quais a GLMDF mantém relações.
A filiação ao Círculo de Membros Correspondentes é feita por meio de seu website oficial, lojadepesquisas.com.br, e é gratuita, não sendo cobrado nenhum tipo de anuidade ou taxa a esses membros. Os artigos submetidos e aprovados são publicados em sua revista digital, a DB33, que tem periodicidade semestral e é enviada a todos os membros correspondentes, também sem custo algum.
Além de receber uma das melhores revistas maçônicas em língua portuguesa, cada membro correspondente tem a oportunidade de, ao ter um artigo de sua autoria publicado, ser eleito para ter sua filiação elevada à categoria de Membro Benemérito. Apenas um membro por ano é escolhido e posteriormente empossado em solenidade especial.
O nome da Loja, “Dom Bosco”, é em homenagem ao santo italiano que dedicou toda sua vida à educação, tendo sido o criado das escolas salesianas e que teria tido um sonho premonitório que, acredita-se, trata-se de Brasília, capital do Brasil, onde a loja é sediada. A loja adota como lema a expressão em latim “Facio Liberos Ex Liberes Libris Libraque“, que pode ser traduzida como “Transformo crianças em homens livres por meio de livros e comparações”.
Para saber mais, acesse: lojadepesquisas.com.br